Criada em 2007, em Porto Alegre/RS durante o I Seminário Nacional da Promoção e do Controle Social da Saúde das Lésbicas Negras e consolidada em 2008, a princípio a Rede Sapatá se propõe a atuar exclusivamente no campo da promoção e controle social em saúde das lésbicas negras, tendo em sua composição ativistas negras atuando em 08 Estados e 16 municípios.
Durante alguns anos a Rede Sapatá amadureceu coletivamente a expansão de suas ações para as áreas de Direitos Humanos, Educação Popular, Formação Política, Cultura popular, Direitos das Mulheres e Juventude, moradia popular tendo como metodologia a Educação Popular e ainda atendendo a uma demanda de inclusão enquanto público mulheres bissexuais e transsexuais.
Desde sua criação a Rede Sapatà vem atuando junto a conselhos nacionais, locais e municipais buscando contribuir para a elaboração e desenvolvimento de políticas Públicas para a comunidade Afro LBT, bem como vem atuando no controle social para que estas políticas contemplem este segmento.
A Rede Sapatà se rege através de sua carta de princípios.
PANTEÃO DAS ANCESTRAIS
-EM MEMÓRIA-
KLAU DE SAPATÀ
Claudete Costa
1950-2016
Claudete Teixeira Costa, natural de Arroio Grande, RS, filha da região sul do estado, descendente de afro-brasileiros das Charqueadas, foi uma Ialorixá da Nação Jejê, do Batuque do RS.
Foi mentora e fundadora da Rede Sapatà. Foi no seu Ilê que o desenvolvimento e articulação para a criação deste espaço político com o objetivo de ser um democrático de articulação constituído por mulheres lésbicas, bissexuais e transsexuais negras de Matriz Africana, autônomas, de organizações e movimentos, bem como de ativistas negras, jovens, indígenas e de comunidades tradicionais que lutam pelo enfrentamento e superação do racismo, sexismo, lesbofobia e transfobia, pela livre orientação sexual e afetiva e pelos direitos das mulheres enquanto direitos humanos.
Também foi ativista da Liga Brasileira de Lésbicas, SIndicalista, Secretária de Cultura da CIdade de Alvorada do RS e coordenadora do Projeto Fuxico de Terreiro.
Foi do CES – Membro efetiva da Comissão de Etnias do Conselho Estadual de Saúde e do Comitê Técnico da Saúde da População Negra do RS (Secretaria Estadual de Saúde).
Representante do comitê Técnico da Saúde da População LGBT do MS.
.
Ialorixá Ogemim de Airá
Gilmara Dias
Foi fundadora do sindicato das trabalhadoras domésticas de Itabuna (BA) ; ativista LGBT pelo grupo HUMANUS; Contribuiu com o 1º Encontro Territórios baianos: Lesbianidade e Bissexualidade em Vitória da Conquista; Foi integrante da Rede Sapatà do ano de 2017 -2019
IONA MARIA CARDOSO
- 20.04.2019